top of page

Drip [Frizzy] Music (2014)
[instalação]
Vitor Kisil
(sobre obra de George Brecht)

Instalação realizada no evento "¿Música? 9 - Partituras Verbais" realizado pelo NuSom (USP) no IBRASOTOPE em 30 de maio de 2014

​​

Título da peça: Drip Music (1959-1962)

Compositor: George Brecht

Interprete: Vitor Kisil

 

Sobre a peça

George Brecht (1926 - 2008), nascido como George Ellis MacDiarmid, possuía formação em química e foi um importante artista conceitual e músico de vanguarda, fortemente relacionado com o grupo Fluxus. Dentre sua produção, destacam-se as Event Scores (partituras de eventos), como é o caso de Drip Music, que consistem basicamente em breves instruções para serem seguidas pelos performers. Estas instruções costumam ser bastante genéricas e oferecem uma grande liberdade de realização aos performers. Drip Music esteve presente no repertório do grupo Fluxus desde suas primeiras apresentações e tornou-se uma das obras mais emblemáticas do grupo por sua relação com o conceito de fluidez que está presente no nome do grupo.

 

 

Sobre a presente versão

A partitura de George Brecht serve como ponto de partida para a criação da instalação:

 

 

DRIP [FIZZY] MUSIC

MÚSICA [EFERVESCENTE] POR GOTEJAMENTO

 

Vitor Kisil

(2014)

 

 

Para esta versão, também é explorada de forma poética a informação de que a formação profissional de George Brecht foi primordialmente na área de química.

 

Uma torneira conectada a um tubo com água em seu interior goteja sobre um recipiente de vidro. Dentro do recipiente há uma substância efervescente coberta por um líquido oleoso que não reage com esta substância. Conforme a água pinga dentro do recipiente ela atravessa a camada de líquido oleoso e passa a entrar em contato e a reagir com a substância efervescente presente no fundo do recipiente. A reação química ocorre sob o líquido oleoso e o gás resultante emerge para a superfície, através deste líquido, na forma de bolhas. Cada gota de água que cai no recipiente influencia ligeiramente as reações químicas.

 

Um microfone capta os sons da efervescência. O som é difundido via alto falante(s) ou fone(s) de ouvido.

 

Uma lâmpada é posicionada no fundo do recipiente e uma câmera de vídeo capta as imagens das bolhas chegando à superfície do líquido oleoso. A projeção das imagens é realizada próximo ao restante da instalação, de acordo com as condições do local.

 

Agradecimento: Kooi Kawazoe

 

Partitura original:

 

DRIP MUSIC  (DRIP EVENT)
 

For single or multiple performance.

A source of dripping water and an empty vessel are
arranged so that the water falls into the vessel.

Second version:  Dripping

G. Brecht (1959-1962)

 

Partitura traduzida: 

 

MÚSICA POR GOTEJAMENTO (EVENTO DE GOTEJAMENTO)

 

Para performance solo ou coletiva.

 

Uma fonte gotejante de água e uma vasilha vazia são

posicionadas de forma que a água caia dentro da vasilha.

 

Segunda versão: Gotejamento

 

G. Brecht (1959-1962)

Drip [Fizzy] Music - Teste iluminação

Drip [Fizzy] Music - Teste gotejamento 

bottom of page