aulas e cursos

Aulas individuais

Para mais informações sobre aulas particulares individuais de música, teorias, produção, trilha sonora, sound design e tutoria composicional, escreva diretamente através do formulário ou dos contatos abaixo

Cursos livres (aulas em grupos de 4 a 8 pessoas)

Aulas ao vivo por videoconferência

Ofereço atualmente cursos em duas linhas de estudo: "Músicas feitas a partir de notas" e "Músicas, trilhas e artes sonoras feitas a partir de sons, conceitos e/ou programação". Cada curso é composto por 16 encontros de 2h cada, realizados ao vivo através de videoconferência. Os cursos são oferecidos para turmas pequenas para garantir atendimento individualizado e acompanhamento da evolução de cada um dos alunos.

 

Os cursos são oferecidos de forma contínua e têm início de acordo com a formação das turmas. Entre em contato para se inscrever em uma das turmas. O formulário de contato está no final da página.

- Linha de estudos I - Músicas feitas a partir de notas

Cursos:

- Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores I

 

- Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores II

 

- Introdução a distintos sistemas de criação a partir de notas

- Linha de estudos II - Músicas, trilhas e artes sonoras feitas a partir de sons, conceitos e/ou programação

Cursos:

- Entre a música e a arte sonora: Introdução, conceitos, contextualização histórica e laboratório de criação experimental

 

- Criação de áudio para produções audiovisuais (sem a necessidade de ser músico)

Linha de Estudos I - Músicas feitas a partir de notas

Há milênios as "notas musicais" - como chamamos atualmente - têm sido utilizadas por distintos povos como uma forma de organizar e registrar alturas sonoras, entonações e sonoridades no tempo e no espaço. Na tradição musical ocidental as notas musicais se estabeleceram como um conjunto de sete notas que formam a base de um sistema conceitual que sustenta até os dias atuais o pensamento teórico de diversos estilos e formas musicais, seja através da partitura convencional ou através do protocolo MIDI.

O objetivo dos cursos desta linha de estudos é oferecer as ferramentas fundamentais para que o aluno possa compreender um pouco da história e características desse universo a ponto de conseguir analisar músicas feitas através desse meio e começar a se expressar musicalmente, seja através de partituras ou de softwares de produção musical.

Esta linha de estudos conta atualmente com três cursos de 16 encontros cada:

Curso: Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores I

Módulo inicial para entrar em contato com a teoria musical tradicional onde nenhum pré-requisito é exigido.  Os temas trabalhados neste módulo são:

- Fundamentos do sistema teórico musical tradicional ocidental

- Breve história dos sistemas de afinação e das escalas

- Sistemas de notação musical

- Figuras rítmicas

- Intervalos musicais

- Criação de escalas e acordes

- Inversão, abertura e arpejos de acordes

- Campo harmônico

- Treinos iniciais de percepção musical, leitura e prática rítmica

- Criação básica de padrões rítmicos, progressões harmônicas e melodias

Público alvo: Qualquer pessoa interessada em música e que quer compreender mais sobre os fundamentos teóricos tradicionais que sustentam boa parte do repertório musical ocidental. Estudantes de música e produção musical. 

Pré-requisitos: Nenhum

Curso: Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores II

Módulo dois para conhecer os fundamentos  da teoria musical tradicional. Trata-se da expansão e aprofundamento das questões apresentadas no curso "Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores I":

- Fundamentos do sistema tonal e modal (modos gregos)

- Fundamentos da forma musical

- Tétrades e coloridos harmônicos

- Experimentação e treino com fórmulas de compassos e figurações rítmicas

- Treino de percepção melódica e rítmica com duas vozes

- Introdução ao contraponto (e "voicing")

- Análise harmônica com foco na criação

- Prática de criação de pequenos projetos musicais

Público alvo: Interessados em geral e estudantes de música e produção musical que conheçam os fundamentos da teoria musical tradicional e que queiram se aprofundar um pouco mais sobre o assunto

Pré-requisitos: É necessário que o aluno tenha feito o curso "Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores Iou que realize uma prova mostrando que tem condições para cursar diretamente o segundo módulo

Curso: Introdução a distintos sistemas de criação a partir de notas

Curso voltado para apresentar um panorama geral sobre distintos sistemas de criação musical que se utilizam de notas musicais (como: tonalismo, modalismo, atonalismo, minimalismo, serialismo, microtonalismo e politonalismo) e sobre como o aluno pode se utilizar deles para atingir distintos e variados resultados musicais. Os temas trabalhados nesse módulo são:

- Formas de composição musical

- Análise técnica e musical de repertório popular, clássico, experimental, tradicional, eletrônico e erudito

- Base conceitual de sistemas como: tonal, modal, atonal, minimalista, serial, microtonal e politonal

- Exercícios de criação sobre estes sistemas e técnicas

Público alvo: Interessados em geral e estudantes de música e produção musical que conheçam os fundamentos da teoria musical tradicional e que queiram conhecer formas alternativas de criação musical

Pré-requisitos: Para fazer este curso é fundamental que o aluno esteja familiarizado com os conteúdos do curso  "Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores I" (também é recomendado, mas não exigido, que esteja familiarizado com os conteúdos do curso "Fundamentações da teoria musical tradicional para criadores e produtores II"). Caso o aluno queira fazer diretamente este curso será realizada uma prova para avaliar seu nível de conhecimento teórico.

Linha de Estudos II - Músicas, trilhas e artes sonoras feitas a partir de sons, conceitos e/ou programação

Há infinitas formas de se fazer música e  arte sonora.

Em muitas delas a ideia de "notas musicais" é inexistente ou secundária, seja através da manipulação de gravações (como samples e loops), da síntese sonora, do uso de sons considerados originariamente como não-musicais, de propostas conceituais ou através de experimentações acústicas ou computacionais.

 

Através da manipulação destes sons e princípios, criam-se texturas, ambiências, efeitos e sonoridades que provocam experiências estéticas musicais e sonoras nos ouvintes.

O objetivo dos cursos desta linha de estudos é oferecer as ferramentas fundamentais para que o aluno possa compreender um pouco da história, conceitos e características desse universo a ponto de conseguir analisar produções artísticas feitas através desse meio e começar a se expressar sonoramente de forma mais livre, confiante e intuitiva através das atividades realizadas no decorrer do curso.

Esta linha de estudos conta atualmente com dois cursos de 16 encontros cada:

Curso: Entre a música e a arte sonora: Introdução, conceitos, contextualização histórica e laboratório de criação experimental

Curso que propõe um equilíbrio entre algumas questões reflexivas, conceituais e teóricas (exploradas através de leituras e discussões coletivas) e algumas questões práticas (provocadas através de atividades de experimentações, vivências e exercícios de criação). Alguns dos temas abordados são:

- O elemento sonoro como matéria prima

- Criação eletroacústica

- Arte e música experimental

- Paisagem e arte sonora

- Criação com base em programação

- Arte conceitual

- Sound design

- Improviso livre

- Música cênica

- Instalações sonoras

- Peças interativas

Público alvo: Qualquer pessoa interessada em música ou arte sonora que queira ter um contato inicial com processos musicais experimentais e alternativos, assim como compreender mais sobre a base conceitual destas produções

 

Pré-requisitos: Não é necessário possuir nenhum conhecimento técnico prévio sobre música, produção sonora ou áudio digital. É recomendável conhecimento básico sobre programas de edição de vídeo.

Curso: Criação de áudio para produções audiovisuais (sem a necessidade de ser músico)

A falta de tempo ou de recursos faz com que muitos produtores de conteúdo audiovisual precisem realizar a parte sonora de seus próprios vídeos. Mas, por não contarem com uma formação específica na área, acabam recorrendo a bancos e bibliotecas de sons disponíveis pela internet. Essa solução, apesar de ser muitas vezes prática, pode ser frustrante por dois motivos principais:

 

1. Pode ser muito difícil achar um som que combine exatamente com seu projeto audiovisual.

 

2. O uso de sons dessas bibliotecas reduz a originalidade da produção audiovisual (o que pode até mesmo gerar contestações de autoria sobre o produto final quando o mesmo for publicado na internet).

 

O curso livre “Introdução à criação de áudio para produções audiovisuais (voltado para não-músicos)” procura apresentar de forma prática e objetiva como pode ser simples, rápido e divertido gerar e produzir seu próprio material sonoro, mesmo para as pessoas que não são sonoplastas ou músicos e nem tenham familiaridade com programas de produção, gravação ou edição de áudio.

 

Em dezesseis encontros serão introduzidos fundamentos básicos da criação sonora na seguinte ordem:

I. O som e suas propriedades

II. Audição e escuta

III. Princípios da captação sonora e áudio analógico

IV. Equipamentos e áudio digital: Do que eu preciso? Pra que serve? Quanto custa?

V. Gravações: Como e o que gravar? Não preciso de um estúdio?

VI. Geração sonora: Como posso gerar sons nos meios digitais sem ser músico?

VII. Escuta e a arte do sound design: Desenvolvendo escuta crítica e criteriosa. Como sei se ficou bom?

Cada aluno sonorizará fragmentos de produções audiovisuais, que poderá tanto ser de produções já existentes como de projetos pessoais.

Público alvo: Estudantes ou profissionais de animação, cinema e audiovisual, rádio, tv e internet, publicidade e propaganda ou de qualquer outra área que possua o interesse de aplicar a produção sonora em seus projetos pessoais ou profissionais.

Pré-requisitos: Não é necessário possuir nenhum conhecimento técnico prévio sobre música, produção sonora ou áudio digital. É recomendável conhecimento básico sobre programas de edição de vídeo.

Informações gerais sobre os cursos:

Carga horária:

Cada curso é composto por 16 encontros com 2 horas cada, totalizando 32 horas aulas. Os encontros são semanais para dar tempo ao aluno para praticar as atividades propostas.

Valor:

O valor sugerido de cada um dos cursos é de 4 mensalidades de R$ 420,00. Um desconto de 10% é concedido para quem preferir fazer o pagamento integral antecipado (de R$ 1.680,00 por R$ 1.512,00). Um desconto de 30% é oferecido no valor do segundo curso enquanto o aluno estiver cursando mais de um curso ao mesmo tempo. Caso o valor seja um problema entre em contato e conversamos.

Datas:

Os cursos são oferecidos de forma contínua e têm início de acordo com a formação das turmas. Entre em contato para se inscrever em uma das turmas. As informações de contato estão no final da página

Inscrições:

As inscrições são feitas diretamente comigo através dos contatos localizados no final da página

Certificado:

O aluno que frequentar o curso e realizar as atividades propostas de forma satisfatória pode receber um certificado de conclusão, se assim desejar

Vagas por turma:

Turmas pequenas para garantir acompanhamento individualizado (entre 4 e 8 alunos por turma)

Softwares:

Os exemplos de criação são apresentados em sua maioria nos softwares Ableton Live, Max, Supercollider, PureData, Sibelius, MuseScore e DaVinci Resolve, no entanto o aluno pode utilizar qualquer software de sua preferência

Ação afirmativa:

A cada turma formada ofereço uma bolsa integral de estudos para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um e meio salário-mínimo. Agende uma entrevista para colocar seu nome na lista de espera dos cursos ou solicitar algum outro tipo de bolsa

 
 
 
 
 
 
 
 
Curso(s) que eu tenho interesse:
Dias da semana que posso ou prefiro (preencha todas as opções possíveis, por gentileza):
Períodos que posso ou prefiro (preencha todas as opções possíveis, por gentileza):

Formulário enviado. Obrigado pelo interesse! Entrarei em contato :-)