top of page

Wood, Stone, Metal, Skin, with Voice (2014)
[Performance musical]
André, Martins, Denise Aoki, Kooi Kawazoe e Vitor Kisil
(sobre obra de Malcom Goldstein)

Performance realizada no evento "¿Música? 9 - Partituras Verbais" realizado pelo NuSom (USP) no IBRASOTOPE em 30 de maio de 2014

​​

Sobre a partitura:

"Wood, Stone, Metal, Skin, with voice" (1983)

​

Compositor:

Malcom Goldstein

​

Intérpretes:

-Kooithyro Kawazoe: shamisen

-Denise Aoki: voz e koto

-André Martins: guitarra elétrica

-Vitor Kisil: processamento e percussão

​

Sobre a peça:

Peça do compositor nova-iorquino Malcom Goldstein, que também é violinista. "Wood, Stone, Metal, Skin, with voice" é uma peça feita a partir da notação verbal e também uma referência gráfica circular, que expressa a sequência, também circular, da exploração sonora dos 4 elementos escolhidos pelo compositor. As instruções estabelecidas ajudam a fixar parâmetros como a continuidade sonora dos materiais, que são sempre na ordem: madeira, pedra, metal e pele, porém com articulações, qualidades dinâmicas variadas. A voz é sobreposta a esta camada sonora, com livre-arbítrio interpretativo. O próprio compositor afirma que os 4 elementos sugeridos são materiais de categoria ampla, sendo que ele enfatiza a busca por uma variedade de materiais sonoros a serem expostos durante a performance.

​

Sobre essa interpretação da peça:

Além da voz, os 4 elementos sugeridos na partitura serão representados por cada um dos membros do grupo. A madeira será representada pelo koto, o metal será representado pela guitarra, a pele será representada pelo shamisen e a pedra será representada pela eletrônica e cerâmicas. A peça terá duração de 10 a 15 minutos e durante a execução pretendemos ir flexibilizando o tempo proposto pelo compositor afim de explorar a interação entre os instrumentos e dinâmica da peça. Dividimos a peça em 4 partes distintas, com interpretações guiadas aleatoriamente de até 11 segundos de cada membro, estendendo um procedimento sugerido pelo compositor. A partitura será projetada, em movimentos circulares que completam também 11 segundos. 

bottom of page