Cursos livres

[aulas ao vivo por videoconferência para grupos de 4 a 8 pessoas]

Linha de estudos I - Músicas feitas a partir de notas

Há milênios as "notas musicais" - como chamamos atualmente - têm sido utilizadas por distintos povos como uma forma de organizar e registrar alturas sonoras, entonações e sonoridades no tempo e no espaço. Na tradição musical ocidental as notas musicais se estabeleceram como um conjunto de sete notas que formam a base de um sistema conceitual que sustenta até os dias atuais o pensamento teórico de diversos estilos e formas musicais, seja através da partitura convencional ou através do protocolo MIDI.

O objetivo dos cursos desta linha de estudos é oferecer as ferramentas fundamentais para que o aluno possa compreender um pouco da história e características desse universo a ponto de conseguir analisar músicas feitas através desse meio e começar a se expressar musicalmente, seja através de partituras ou de softwares de produção musical.

Esta linha de estudos conta atualmente com três cursos de 16 encontros cada:

Linha de estudos II - Músicas, trilhas e artes sonoras feitas a partir de sons, conceitos e/ou programação

Há infinitas formas de se fazer música e arte sonora.

Em muitas delas a ideia de "notas musicais" é inexistente ou secundária, seja através da manipulação de gravações (como samples e loops), da síntese sonora, do uso de sons considerados originariamente como não-musicais, de propostas conceituais ou através de experimentações acústicas ou computacionais.

 

Através da manipulação destes sons e princípios, criam-se texturas, ambiências, efeitos e sonoridades que provocam experiências estéticas musicais e sonoras nos ouvintes.

O objetivo dos cursos desta linha de estudos é oferecer as ferramentas fundamentais para que o aluno possa compreender um pouco da história, conceitos e características desse universo a ponto de conseguir analisar produções artísticas feitas através desse meio e começar a se expressar sonoramente de forma mais livre, confiante e intuitiva através das atividades realizadas no decorrer do curso.

Esta linha de estudos conta atualmente com dois cursos de 16 encontros cada: